Agendamento Seguro Desemprego em São Paulo – SP

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Neste artigo você terá informações de como realizar o agendamento Seguro Desemprego em São Paulo – SP veja todas as informações. Como realizar o agendamento e acompanhar o seu pedido. Sabemos que é um direito assegurado a todo o trabalhador que trabalha com carteira assinada.

Vivemos em um momento difícil de nossa economia onde muitos brasileiros têm perdido seus empregos e procurado realizar o agendamento de seguro desemprego.

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Não é fácil encarar tal situação, contudo, todos temos um direito quando trabalhamos com a carteira assinada chamado Seguro Desemprego em que é garantido por Lei.

Para saber todas as informações e solicitar esse direito, continue conosco nesta breve leitura e fique atualizado com nossas informações referentes ao assunto que tanto está sendo solicitado.

Quando ocorre a demissão de um funcionário, surge diversas preocupações como, alimento dentro de casa, escola das crianças, pagamento das contas e em milhares de famílias a despesa com o aluguel ara ter onde morar.

A primeira solução a ser buscada é a busca por uma nova oportunidade de trabalho. Contudo sabemos que uma recolocação no mercado de trabalho não ocorre do dia pra noite.

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Primeiro é preciso que haja vagas disponíveis e que dentro de uma grande competição com vários candidato você seja escolhido(a).

É um caminho não muito fácil de ser percorrido!

Na cidade de São Paulo, infelizmente, isto tem ocorrido com números altíssimos e descreveremos neste artigo como solicitar o agendamento de seguro desemprego.

Milhares de trabalhadores que residem em São Paulo – SP estão passando pela situação do desemprego.

O que é o Seguro Desemprego?

O Seguro Desemprego é um direito super importante que o trabalhador brasileiro tem ao trabalhar com sua carteira de trabalho assinada pelo empregador.

Se trata de um benefício que oferece auxílio pecuniário por prazo determinado ao trabalhador que no momento se encontra desempregado.

A Caixa Econômica Federal é o Agente Pagador do Seguro Desemprego.

Ela tem todos recursos para realizar os pagamentos custeados pelo FAT, nos termos da Lei nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990.

Quem tem direito ao Seguro Desemprego?

Assegurado por lei, tem direito a este benefícios os trabalhadores que se enquadrem nas situações descritas abaixo:

  • Trabalhador formal e o trabalhador doméstico, que for demitido sem ser por justa causa;
  • Pescador profissional comprovado e  durante o período de defeso;
  • Trabalhadores que forem resgatados de condições de trabalho escravo ou comparadas.

Verifique se você se enquadra na em uma das situações descritas acima.

Agendamento de Seguro Desemprego em São Paulo – SP

Primeiramente, para realizar o agendamento do seguro desemprego é preciso que alguns requisitos mínimos sejam cumpridos pelo solicitante.

Veja quais são:

  • O trabalhador que perder seu emprego não poderá ter outro registro em sua carteira de trabalho para poder solicitar pois trata-se de um benefício para desempregados;
  • Ter trabalhado com carteira assinada pelo período mínimo de 12 meses dentro dos últimos 18 meses;
  • Trabalhador que esteve empregado nos últimos 12 meses por pelo menos 9 meses com um contrato de trabalho formal;
  • Ter trabalhado em seu último emprego pelo período mínimo de 6 meses.

Verifique antes de tudo se os requisitos acima se encontram em sua atual condição.

Prazo para solicitar Seguro Desemprego

Os trabalhadores da cidade de São Paulo que foram desligados dos seus empregos sem justa causa tem sim um prazo determinado por lei para ser cumprido.

O prazo começa com 30 dias da data do desligamento e vai até no máximo 120 dias para ser solicitado o seguro desemprego.

Para os casos de perder o prazo por quaisquer que sejam os motivos, o desempregado também perderá este benefício.

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Agendamento Seguro Desemprego São Paulo – SP

Com o avanço da tecnologia, existe três formas de realizar o agendamento. veja abaixo quais são:

1º Site do Governo Federal

Acessando o site do Governo Federal, será possível realizar o agendamento para a cidade de São Paulo e então poder solicitar suas parcelas de direito a receber o benefício em questão.

2º Aplicativo Carteira de Trabalho Digital

É possível baixar o aplicativo nos aparelhos com tecnologia Android e iOS e por meio do mesmo realizar o agendamento de Seguro Desemprego para a cidade São Paulo – SP.

Basta baixar o mesmo e seguir as instruções da plataforma que é extremamente prática para uso e intuitiva.

3º Portal Poupatempo de São Paulo – SP

No portal do Poupatempo é possível também realizar este agendamento de forma prática.

basta preencher todas as informações solicitadas e aguardar a confirmação.

Lembramos que em todas as opções mencionadas acima, as informações dos usuários estarão seguras e preservadas.

Aplicativo Carteira de Trabalho Digital – Instruções

Com o avanço da tecnologia, o governo vem inovando e hoje é possível realizar a criação da Carteira de Trabalho Digital.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento obrigatório para que o trabalhador possa trabalhar formalmente no mercado de trabalho.

Nela contém todas as informações profissionais do trabalhador.

Antigamente a carteira de trabalho só era emitida fisicamente e caso o trabalhador a perdesse, teria que solicitar uma nova e recuperar as informações de seus empregadores anteriores.

Aplicativo CTPS Digital

O aplicativo CTPS Digital foi criado no ano de 2017, porém foi publicada uma portaria somente em 2019 que o transformou em um documento oficial do governo.

Por meio do sistema eSocial o empregador envia as informações de seus funcionários onde ocorre o cruzamento de outras informações com o banco de dados do governo.

Vale lembrar que antes de realizar a criação de sua carteira de trabalho digital é preciso também fazer o cadastro no portal do governo.

Como realizar o cadastro?

1º Acesse o site acesso.gov.br e clique em “Crie sua conta”;

2º Preencha os campos com informações de seus dados pessoais;

3º Escolha um método de ativação de sua conta (e-mail ou SMS);
Acesse seu e-mail ou verifique seu SMS para criar uma senha e ativar sua conta;

Pode ser que você tenha dificuldades em gerar uma senha utilizando a internet.

Nesse caso, também será possível criar a senha nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

Após realizar a criação de sua conta, basta baixar o aplicativo em seu celular como ensina o passo a passo abaixo.

Como baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital?

1º Baixe o aplicativo em sua Play Store no caso de seu celuar ser um Android ou iPhone na App Store;
2º Clique em “Entrar” e digite o CPF cadastrado seguido de sua senha;
3º Confirme suas informações pessoais, como nome da mãe e data de nascimento;

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Após realizar esse simples procedimento você já terá acesso as informações de sua carteira de trabalho digital.

Através do acesso liberado do aplicativo você poderá ter acesso a várias informações relacionadas a sua vida profissional.

A atualização de todas as suas informações pessoais e profissionais é super importante para que seu cadastro estejam em dia no cruzamento de informações do governo federal.

Documentação necessária para solicitar Seguro Desemprego

Para a realização de todo o procedimento de solicitação será necessário apresentar uma lista de documentos.

Veja agora quais são:

  • Guias do seguro-desemprego;
  • Cartão do PIS-Pasep, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS (verificar todas que o requerente possuir);
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT devidamente quitado;
  • Documentos de Identificação: Carteira de identidade, CNH, Certidão de nascimento, Certidão de casamento;
  • Três últimos contracheques/holerites, dos três meses anteriores ao mês de demissão;
  • Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (CPFGTS) ou extrato dos depósitos.

Reunidos todos os documentos, você poderá inserir as informações nos sites ou aplicativo mencionados acima e realizar sua solicitação de forma prática e rápida.

Como receber Seguro Desemprego

Após a aprovação das informações de seus documentos enviados, o procedimento para receber o benefício solicitado se torna fácil, rápido e seguro.

Você poderá efetuar o saque em diversos tipos de estabelecimentos credenciados para pagamento.

Veja quais são os estabelecimentos:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Lotéricas conveniada a Caixa Econômica Federal;

No momento em que você for sacar seguro de desemprego em São Paulo terá de ter em mãos o cartão cidadão e a sua senha para saque.

Caso for sacar dentro de uma das agências da Caixa Econômica Federal, com a apresentação de um documento com foto já será possível.