Como agendar Seguro Desemprego Seropédica – RJ

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Se você é morador de Seropédica e quer saber como realizar o agendamento do seguro desemprego, confira este post até o final e aprenda de maneira simples e totalmente descomplicada o passo a passo de como agendar o seguro desemprego Seropédica.

Vamos ao tutorial bem simples e fácil de como agendar o seguro desemprego Seropédica a seguir:

  • No seu celular, abra a loja do seu aplicativo e pesquise por “Carteira de trabalho digital” o aplicativo está disponível para IOS ou Android, baixe o aplicativo depois disso você estará habilitado para efetuar o seu cadastro;
  • No gerenciador, você vai marcar a opção Seropédica;
  • Escolha a agência e o horário;
  • Depois disso, informe todos os documentos que serão solicitados a você;
  • Em seguida você vai precisar juntar toda a documentação necessária e comparecer no dia e local agendado.

O que é o Seguro Desemprego?

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O Seguro Desemprego é um direito super importante que o trabalhador brasileiro tem ao trabalhar com sua carteira de trabalho assinada pelo empregador.

Se trata de um benefício que oferece auxílio pecuniário por prazo determinado ao trabalhador que no momento se encontra desempregado.

A Caixa Econômica Federal é o Agente Pagador do Seguro Desemprego.

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Ela tem todos recursos para realizar os pagamentos custeados pelo FAT, nos termos da Lei nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990.

Quem tem direito ao Seguro Desemprego?

Assegurado por lei, tem direito a este benefícios os trabalhadores que se enquadrem nas situações descritas abaixo:

  • Trabalhador formal e o trabalhador doméstico, que for demitido sem ser por justa causa;
  • Pescador profissional comprovado e  durante o período de defeso;
  • Trabalhadores que forem resgatados de condições de trabalho escravo ou comparadas.

Verifique se você se enquadra na em uma das situações descritas acima.

Prazo limite para requerer o seguro desemprego

Tem 7 a 120 dias de calendário, calculados a partir do dia seguinte à data do despedimento (último dia efetivamente trabalhado), para se candidatar através do PORTAL BRASIL DO TRABALHADOR ou diretamente numa das filiais do Trabalhador.

Se o seu seguro de desemprego estiver na modalidade “trabalhador doméstico”, tem um período de 7 a 90 dias de calendário, calculado a partir do dia seguinte à data do despedimento (último dia efetivamente trabalhado).

Se apresentou uma reclamação de emprego, tem 120 dias de calendário, e se for um trabalhador doméstico, 90 dias, a partir do dia seguinte à data da decisão do tribunal.

Se tiver completado 110 dias, ou 80 dias se for um trabalhador doméstico, e ainda não tiver conseguido fazer a sua nomeação ou pré-registo no PORTAL BRASIL DO EMPREGO, visite qualquer agência de trabalho com os documentos necessários.

Cartão de Crédito para quem tem Score Baixo

Documentos necessários para dar entrada no seguro desemprego:

  • Requerimento do seguro desemprego em 2 vias;
  • Documento de RG, CPF, pode ser passaporte ou carteira de trabalho;
  • Comprovante de PIS/ PASEP;
  • Comprovante de residência atualizado (cópia e original);
  • Carteira de trabalho, original e cópia;
  • Termo de rescisão de contrato de trabalho, acompanhando do termo de quitação do FGTS;
  • Comprovante do pagamento do salário dos últimos 3 meses, antes da dispensa, leve somente o contracheque, pois o mesmo será solicitado.

Para os trabalhadores que entram com ações trabalhistas, é necessário apresentar a sentença judicial ou carta de aprovação do acordo ou certificado ou autorização que passou na decisão. Também usado como prova de fixação).

Para os trabalhadores que mudaram de identidade e não renovaram a carteira de identidade e / ou carteira de trabalho, é necessário apresentar os documentos relacionados à situação (certidão de casamento / nascimento, registro de divórcio, etc.).

É importante que você esteja resguardada (o) enquanto a documentação, garanta que os documentos estejam legíveis, para que não ser tenha problema futuro com o documento, assim você já se coloca a frente do processo de entrada do seguro desemprego.

O prazo para requerer o benefício é de 7 a 120 dias corridos a partir do dia seguinte ao dia de folga (último dia de trabalho efetivo), ou 120 dias corridos a partir da data da decisão judicial, no caso de reclamação trabalhista.

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Documentos necessários para entrada do seguro desemprego: trabalhador doméstico

  • Documento de identificação com foto original tais como: RG, CPF, passaporte ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Comprovante NIT (Cartão ou Extrato Atualizado);
  • CPF;
  • Carteira de trabalho atualizado (Cópia e original);
  • Termo de rescisão de contrato de trabalho;
  • Comprovante de recebimento de trabalho dos últimos 3 meses anteriores a dispensa.

Se o requerente comprovar atender aos critérios de elegibilidade do plano de seguro desemprego, o pedido de seguro desemprego será fornecido pela agência de trabalhadores.

Para os trabalhadores que entram com ações trabalhistas, eles devem apresentar uma decisão judicial com execução, liminar ou tutela, um registro de audiência realizada em uma vara do trabalho ou uma decisão judicial contendo dados do trabalhador, como data de entrada, data de demissão e salário, dados do empregador e o motivo da rescisão, seja direta ou indireta.

A decisão judicial substituirá CTPS e TRCT. Para os trabalhadores que mudaram de identidade e não renovaram a carteira de identidade e / ou carteira de trabalho, é necessário apresentar os documentos relacionados à situação (certidão de casamento / nascimento, registro de divórcio, etc.).

No atendimento é avaliado toda a documentação, por isso leve somente documentos legíveis, dependendo da situação você terá que retornar outro dia com o documento correto, por isso procure o mais breve possível ter documentos legíveis.

O prazo que você pode recorrer ao seguro desemprego Seropédica é de 7 a 120 dias, depois do desligamento, sendo considerado como este dia, último dia efetivamente trabalhado, já no caso de reclamação trabalhista 120 corridos, que começa a contar no dia seguinte da decisão judicial.

Seguro desemprego atendimento Seropédica agendamento

Você só pode comparecer para entregar os documentos depois de realizar o agendamento, o mesmo pode ser realizado via internet ou telefone através do 158, a Central Alô trabalho estará pronto para melhor lhe atender, um canal de comunicação feito para atender o trabalhador.

Não esqueça de realizar o agendamento seguro desemprego Seropédica, caso contrário comparecendo ao local sem o mesmo não será atendido, então observe tudo que informamos neste post siga o tutorial correto, depois de agendado o seu único compromisso e reunir os documentos necessários, comparecer no dia e horário agendado.

Aplicativo Carteira de Trabalho Digital – Instruções

Com o avanço da tecnologia, o governo vem inovando e hoje é possível realizar a criação da Carteira de Trabalho Digital.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento obrigatório para que o trabalhador possa trabalhar formalmente no mercado de trabalho.

Nela contém todas as informações profissionais do trabalhador.

Antigamente a carteira de trabalho só era emitida fisicamente e caso o trabalhador a perdesse, teria que solicitar uma nova e recuperar as informações de seus empregadores anteriores.

Aplicativo CTPS Digital

O aplicativo CTPS Digital foi criado no ano de 2017, porém foi publicada uma portaria somente em 2019 que o transformou em um documento oficial do governo.

Por meio do sistema eSocial o empregador envia as informações de seus funcionários onde ocorre o cruzamento de outras informações com o banco de dados do governo.

Vale lembrar que antes de realizar a criação de sua carteira de trabalho digital é preciso também fazer o cadastro no portal do governo.

Como realizar o cadastro?

1º Acesse o site acesso.gov.br e clique em “Crie sua conta”;

2º Preencha os campos com informações de seus dados pessoais;

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3º Escolha um método de ativação de sua conta (e-mail ou SMS);
Acesse seu e-mail ou verifique seu SMS para criar uma senha e ativar sua conta;

Pode ser que você tenha dificuldades em gerar uma senha utilizando a internet.

Nesse caso, também será possível criar a senha nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

Após realizar a criação de sua conta, basta baixar o aplicativo em seu celular como ensina o passo a passo abaixo.

Como baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital?

1º Baixe o aplicativo em sua Play Store no caso de seu celular ser um Android ou iPhone na App Store;
2º Clique em “Entrar” e digite o CPF cadastrado seguido de sua senha;
3º Confirme suas informações pessoais, como nome da mãe e data de nascimento;

Após realizar esse simples procedimento você já terá acesso as informações de sua carteira de trabalho digital.

Através do acesso liberado do aplicativo você poderá ter acesso a várias informações relacionadas a sua vida profissional.

A atualização de todas as suas informações pessoais e profissionais é super importante para que seu cadastro estejam em dia no cruzamento de informações do governo federal.