Como fazer a CNH Digital 2022 – Tenha no Celular

A CNH Digital com o avanço da tecnologia e a redução do uso de papel chegou para modificar os documentos de uso obrigatório. Facilitando o dia a dia do motorista e permitindo o conforto de não se preocupar com o uso da carteira nacional de habilitação na carteira.

Iremos abordar neste artigo as informações importantes para que você possa se atualizar quanto ao uso da CNH Digital em seu cotidiano. Uma das ferramentas mais utilizadas por motoristas habilitados para dirigir e andar dentro da lei.

Exigida em todo o território nacional, a carteira de habilitação precisa ser apresentada em todas as abordagens de trânsito. Para facilitar esse compromisso, basta ter em seu celular a sua CNH Digital para ser apresentada ao guarda ou policial que lhe abordar.

cnh digital

Publicidade - OTZAds

cnh digital (imagem retirada do Google)

 

Sendo assim, nós do site Atual Concursos, temos o compromisso de te manter informado em relação ao que há de mais importante em sua rotina diária. Continue conosco nesta leitura para obter todas as informações do que precisa fazer.

O intuito do governo em promover a criação da CNH Digital é o de facilitar a rotina do povo brasileiro que em muitas vezes se torna bastante corrida.

Afinal, a tecnologia veio para somar e promover benefícios que meios físicos jamais alcançarão.

Como funciona a CNH Digital?

A CNH Digital foi lançada no ano de 2018 e desde então atende e é aceita em todo o território nacional.

Atualmente, mais de 26 milhões de motoristas brasileiros usam a CNH Digital em seu dia a dia. Quando comparado ao número total de pessoas habilitadas a dirigir, este número é ainda muito pequeno.

Publicidade - OTZAds

Seu funcionamento se baseia no uso de seu aparelho celular para instalar o aplicativo e baixar todas as suas informações nele.

É prático e fácil de utilizar!

Com todas as informações atualizadas e sua habilitação em dia é possível realizar todo o procedimento de criação de sua CNH Digital você mesmo;

Assim, é necessário que o sistema de atendimento da Carteira Nacional de Habilitação seja totalmente qualificado e acima de tudo seja capaz de fornecer informações que podem ser muito úteis no seu dia a dia.

Como fazer CNH Digital?

Para ativar o CNH Digital, será necessário ter a versão mais recente do documento impresso da carteira nacional de habilitação.

Sem contar que é preciso ter um aparelho celular com tecnologia iOS ou Android.

Tudo se inicia com a leitura do QR Code em sua CNH impressa.

Porém, o motorista que não possui o QR Code deve fazer a segunda via do seu CNH no DETRAN de seu estado, e assim emitir o CNH Digital.

Para você saber em detalhes como fazer tal procedimento é necessário seguir o passo a passo que deixaremos aqui neste parágrafo, confira:

  • Acesse o site oficial do DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito;
  • Faça um cadastro no menu esquerdo do site;
  • Preencha todos os dados solicitados pelo sistema;
  • Ative o link enviado no seu e-mail ou endereço do Gmail.

Esta é a primeira etapa do serviço. Depois disso, será necessário continuar o procedimento:

Publicidade - OTZAds
  • Dirija-se ao DETRAN – Departamento Nacional de Trânsito de sua cidade pessoalmente. Onde sua carteira foi impressa em espécie;
  • Instale o aplicativo do seu CNH Digital no seu dispositivo móvel.

Ao preencher o aplicativo CNH Digital em seu dispositivo móvel, você precisará inserir o código de ativação que o DENATRAN lhe enviará, essa medida evita fraudes durante o processo de uso do aplicativo.

Uma senha de 4 dígitos e um número de telefone celular serão cadastrados no sistema CNH Digital.

Dessa forma, toda vez que o motorista desejar acessar a Carteira de Habilitação Digital utilizando o aplicativo, será solicitada a senha para a sua segurança e de seus dados pessoais.

O serviço de acesso ao aplicativo poderá ser feito de forma off-line, ou seja, não irá consumir o uso de sua internet.

Sabemos que milhares de brasileiros ainda tem dificuldade de acessar a internet por meio de seus celulares, por esse motivo, o acesso a CNH Digital poderá ser feito sem o uso da internet, permitindo acesso total e gratuito a sua carteira nacional de habilitação.

Veja também