Preparação para concursos: 5 técnicas de estudos para usar sempre

Como muitos de vocês já devem saber, a preparação para concursos é o caminho certo para aprovação, pois o concurso público trata-se de uma das melhores portas de entrada para que você conquiste uma boa vaga de emprego, que proporcione não só uma justa carga horária, mas também, uma boa remuneração mensal, além de diversos outros benefícios.

Um concurso público entretanto, é algo que requer muita preparação, principalmente em relação aos estudos, até porque o mesmo consiste basicamente na aplicação de uma prova objetiva e eliminatória, cujo conteúdo programático baseia-se em não só conhecimentos específicos da sua área, mas também, conhecimentos gerais.

Entretanto, nem sempre se preparar para um concurso público sozinha, sem o auxílio de um profissional, ou cursinho por exemplo, e o mesmo sendo ainda bastante concorrido, é uma coisa fácil, por essa razão devemos sempre estar aprimorando nossas técnicas.

Publicidade - OTZAds

Portanto, se você deseja saber quais são as cinco melhores técnicas de estudos para usar sempre, seja em concursos públicos ou em qualquer outro lugar que solicite sues conhecimentos, sugerimos que você continue lendo e conferindo todo o conteúdo deste breve e explicativo artigo.

Preparação para concursos- Técnica 1: Estudo Ativo

Uma boa preparação para um concurso público, relativamente difícil, é algo mais que necessário.

Entretanto, para que você possa ter isso, é necessário um estudo ativo e recheado de foco, que faça realmente o seu cérebro se exercitar.

Uma das formas mais interessantes e comuns de você exercitar o seu cérebro, é revisando o conteúdo e também, seus resumos.

Portanto, é interessante que crie não só resumos, mas também flashcards e mapas mentais, que por sua vez, abordem todos os todos assuntos necessários de forma simples.

Mas lembre-se, copiar tudo exatamente igual ao que a internet proporciona não é uma forma de aprendizado.

Publicidade - OTZAds

Preparação para concursos- Técnica 2: Análise Longitudinal

Apesar do termo ser um tanto quanto complicado, o mesmo trata-se basicamente de você ter um estudo longitudinal ou também, um edital verticalizado.

Confuso ainda?

Uma análise longitudinal é basicamente a verificação de quais conteúdos caem mais e com mais frequência.

Desta forma, você obtém um estudo mais focado naquilo que posteriormente será realmente útil.

Preparação para concursos- Técnica 3: Recuperação Ativa

Para que a informação de seus estudos fixe-se realmente em sua memória, é necessário ter uma recuperação ativa do conteúdo, e não apenas uma atividade passiva de apenas assistir aulas ou ler alguns textos.

Para se dar bem em um concurso público, é necessário ter uma aprendizado engajado e não apenas este ineficiente.

Veja a seguir como a memória funciona, assim você poderá entender melhor o quão importante é focar totalmente em seus estudos.

O processo de memorização está divida entre três etapas:

  • Codificação: responsável por transferir a informação para dentro de seu cérebro.
  • Consolidação: ocorre por meio do sono.
  • Recuperação: revisão do conteúdo.

Preparação para concursos- Técnica 4: Prática distribuída

Conforme ressaltamos no início deste artigo, uma prova de concurso público aborda questões não só da área pela qual você se interessa, mas também, de conhecimentos gerais, ou seja, são muitas disciplinas.

Publicidade - OTZAds

Ou seja, a opção mais vantajosos é ter uma prática distribuída, o que também significa, intercalar as suas matérias, assim, você não perderá tempo focando em apenas uma disciplina, mas também, terá a chance de ver que diferentes assuntos se complementam.

Preparação para concursos- Técnica 5: Revisão Progressiva

Neste caso, aplica-se a frase: “Quanto mais conteúdo você consome, mais conteúdo deve gerar”.

Ou seja, não adianta você criar os mais completo e bonitos resumos, mapas mentais, ou qualquer outra coisa que seja, se você não o revê.

E o mais interessante é quanto mais você revisa, mais rápidas as mesmas passam a ser, pois você já saberá praticamente tudo sobre o conteúdo, entretanto, quando revisá-lo, você o solidificará em sua memória.

Veja também